hidroA MINAS GRAMADOS oferece soluções ambientais conforme as situações descritas abaixo:

PROTEÇÃO E REVESTIMENTO DE TALUDES (HIDROSSEMEADURA)

Os taludes de corte e aterro resultantes da construção de estradas, rodovias, ferrovias, indústrias e outros empreendimentos necessitam, além da drenagem, ser protegidos de maneira eficiente para evitar a formação de focos erosivos e deslizamentos.

As técnicas e produtos a serem utilizados dependem de vários fatores, como: inclinação do talude, suscetibilidade à erosão, tipo de proteção desejada (definitiva ou temporária), altura do talude, tipo de drenagem adotada, etc.

As Biomantas antierosivas protegem o talude antes do estabelecimento da vegetação, e a escolha da Biomanta adequada é importante para se obter êxito no trabalho e atender as exigências do cliente.

É importante salientar que a vegetação exerce papel fundamental na estabilidade do talude. O uso de diferentes especies permite atingir maior profundidade no solo, garantindo maior estabilidade.

EROSÃO E CONTROLE DE SEDIMENTOS

Erosão é o desprendimento, carreamento e deposição de sedimentos pela ação da água ou do vento.

A recuperação das erosões é fundamental para evitar danos ao meio ambiente. As técnicas de bioengenharia e produtos para proteção ambiental, aliados a projetos específicos para cada caso como drenagem, geotécnica e proteção superficial, são essenciais para o sucesso do trabalho.

Os cálculos de perda de solo, suscetibilidade à erosão e índice de erodibilidade são necessários para determinar qual o produto a ser aplicado.

A escolha da alternativa mais segura e viável do ponto de vista econômico depende de projetos específicos para cada situação. As técnicas de bioengenharia são muitas utilizadas em países desenvolvidos, conhecido como “engenharia naturalística” e no Brasil os resultados têm sido bastante positivos.

Essas técnicas são uma associação de materiais rígidos como o concreto, aço e materiais naturais como fibras vegetais, estacas vivas, madeiras e plantas.

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS COM O MÉTODO HIDROSSEMEIO VEGETAL

Áreas sem vegetação, escavadas, mineradas, assoreadas e erodidas são denominadas áreas degradadas.

Estas áreas precisam ser recuperadas, como exigência da legislação, e também como medida voluntária das empresas, para obter certificações e proteger os empreendimentos.

Existem muitas técnicas para recuperação de áreas degradadas. Cabe aos técnicos, conhecer bem cada alternativa, para indicar a melhor solução, considerados os fatores eficiência, segurança e custo.

As técnicas usuais estão se tornando cada vez mais caras e ineficientes, pois demandam retrabalhos constantes.

A utilização de hidrossemeadura de padrão internacional (uso de grande volume de sólidos) e Biomantas antierosivas, além de outros métodos, tem apresentado excelentes resultados em áreas degradadas.

PROTEÇÃO DO CURSO DE ÁGUA

As bordas de cursos de água como rios , canais , reservatórios , precisam estar protegidas por matas ciliares ou alguma vegetação que a proteja de futuras erosões regressivas e solapamento do terreno em função da velocidade de escoamento ou do “efeito ondas” causado pelo vento.Problemas estes que danificam as margens e aceleram o assoreamento do leito destes cursos de água.

RECUPERAÇÃO, TRATAMENTO E CONTENÇÃO DE ENCOSTA E TALUDES:

Executamos serviços de recuperação de áreas degradadas, tratamentos e contenções de taludes e encostas, com aplicação de mantas vegetais, gramas em placas ou por hidrossemeadura, incluindo projetos e construções de sistemas de irrigação, drenagem e coleta de águas.oferecemos serviços de alta confiabilidade, baixos custos, reduzidos prazos de execução, com obtenção de resultados rápidos e duradouros; e atendemos serviços de Hidrossemeadura BH e grande BH e em toda Minas gerais com áreas mínimas de 20 Mil M2 se for fora de BH.

Clique nas imagens abaixo para amplia-las.